sábado, 28 de agosto de 2010

Música: Jesse Cook

Jesse Cook é um guitarrista flamenco, nascido em Paris de pais canadenses. É conhecido pela energia de seus shows. Nascido em Paris em 1964 com o fotógrafo e cineasta John Cook e diretor de televisão e produtor de Heather Cook, Jesse Cook passou os primeiros anos de sua vida entre Paris, sul da França e Barcelona. Como uma criança ele era fascinado por violão e tentou imitar o som que ele ouviu vindo de um guitarrista, cigano famoso, da região do sul da França conhecida como a Camargue, nada menos que Nicolas Reyes, do grupo Gipsy Kings, que era vizinho de bairro.
Jesse Cook tornou-se cada vez mais fascinado com o som "Camargue", o ritmo, a abordagem de rumba flamenca, que poderá ser ouvido em muitos cantos e cafés do bairro "cigano".
Estudou guitarra, violão clássico e jazz em algumas das mais prestigiadas escolas de música na América do Norte.
Em 1995 Catalina Jazz Festival foi um ponto de viragem na sua carreira. Seu álbum de estréia "Tempestade" foi lançado de forma independente no Canadá. Dentro de um mês, um contrato com a empresa norte-americana Narada lhes permitiu ser reservado no festival de Jazz Catalina. Originalmente a banda foi fazer intervalos durante os vinte minutos em um bar lá embaixo pouco do palco principal. Sua performance foi muito apreciado, tão apreciada no fato de que Cook foi convidado para dar uma performance no palco principal. Pouco tempo depois, Tempest entrou nas paradas americanas da Billboard.
Cook gravou sete álbuns de estúdio, dois DVDs ao vivo e tem percorrido o mundo a explorar as tradições musicais que ele se misturou com o seu estilo de flamenco rumba. Sua música tem sido destaque em vários episódios de Sex in The City, The Chris Isaac Show e em vários Jogos Olímpicos.
Em 2001, Cook ganhou um Juno Award na categoria Álbum Instrumental Melhor "queda livre". Em 2009, ele foi Magazine's Acoustic Guitar Player's Choice Award vencedor de prata na categoria de Flamenco (ouro foi para Paco de Lucia). Ele é um vencedor por três vezes do prêmio brasileiro de Smooth Jazz Guitarist of the Year e inúmeros outros prêmios.

Discografia
Tempest (1995)
Gravity (1996)
Vertigo (1998)
Free Fall (2000)
Nomad (2003)
Montreal (2004)
Ultimate Jesse Cook (2005)
Frontiers (2007)
The Rumba Foundation (2009)

Para ouvir, clique aqui. Lindo demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!