sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Família para os Ciganos


Para os Ciganos a família é um elo segrado que não pode se romper em hipotese nenhuma, é a base de tudo.
Desde cedo o povo cigano aprende a conviver em grupo, sempre se direcionando para a a formação familiar, ciganos "precisam" de filhos não só para dar continuidade a família, mas porque são peças importantes no decorrer do tempo e somente assim a família cigana se sente respeitada e abençoada.
Uma família sem filhos em um grupo cigano é como um flor sem perfume, como a Lua encoberta pelas nuvens, daí se explica tantos encantamentos ciganos para a mulher engravidar, pois uma cigana faz todas as magias e toma todas as beberagens que forem indicadas pelas ciganas mais velhas, somente para poder oferecer um bebê a seu marido.
A formação começa com um casamento, uma festa celebrada com muita comemoração, com muita fartura e alegria, podemos dizer que é possível um cigano casar com uma não cigana, se está se adequar a cultura cigana, já uma cigana dificilmente casará com um não cigano e permanecerá frequentando o mesmo grupo.
Os casamentos normalmente acontecem por acordo de famílias, antigamente o mais importante é que a cigana tivesse dotes a oferecer, hoje em dia, em muitos grupos ciganos, tal exigencia já caiu em desuso e nem mesmo os pais exigem escolher, as ciganas já possuem um pouco mais de autonomia do que outrora.
Assim que os filhos passam a ter mais discernimentos, próximo dos 7 ou 8 anos, já acompanham o pai em suas atividades, filhos de cigano normalmente dão continuidade as atividades de seus pais, não iniciam novas, as filhas ciganas depois dos 7 anos também já são inicadas na leitura dos oraculos ciganos e já ajudam as mães nas atividades domésticas.
Para os ciganos o grupo todo é considerado uma família, mas os laços de sangue servem para deixar mais claro os direitos e os deveres para com os pais ciganos.
Uma família cigana não se separa a não ser em casos de morte ou grande erro de uma das partes, caso contrário, como por exemplo, em casos de "incompatibilidade de gênios" por casais que se casaram sem se conhecer pessoalmente ou sem grande convívio, o casamento ainda assim deve ser mantido.
O grupo ajuda o casal da forma que puder, as ciganas em especial através de magias para a harmonização do casal e os homens através de conversas e conselhos provindos de ciganos mais velhos, pois a preservação da família é fundamental em grupo cigano.
(www.mundomystiko.blog.terra.com.br)

Um comentário:

  1. Minha mentora espiritual sempre diz que a família é a base de tudo. Um exú do centro ao qual participo também sempre afirma isto.
    Namastê.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!