quarta-feira, 28 de abril de 2010

As Flores Ciganas

As flores com seus encantos mágicos também fazem parte do cotidiano dos ciganos. Seu uso é feito para decorar as festas, as casas, as cabanas, as carroças, os altares, e ainda a utilizam em banhos, chás e ponches. Conheça, um pouquinho, os benefícios de cada uma delas:
- Centúrio - Ajuda principalmente a recomeçar projetos paralisados. Símbolo da ressurreição e é também afrodisíaco.
- Cravo Vermelho - Excitante e afrodisíaco, auxilia nas questões sexuais.
- Flores do Campo - São relacionadas ao ato de nascer. São ótimas para mudanças (casa, emprego e comportamento).
- Hortência - Auxilia na cura de pequenas doenças, distúrbios como enjôos, dores de cabeça, etc.
- Jasmim - É a flor do dinheiro, aumenta a sensibilidade e o amor, além de deixar as pessoas mais sensíveis a tudo o que é belo.
- Lírio - A flor de Deus, favorece a aproximação com Deus. Simboliza a liberdade. Ameniza defeitos como orgulho e egoísmo. A ciganos amam essa flor.
- Lótus - É uma flor muito rara. É a flor perfeita para quem pratica meditação. Os ciganos a usam para magias de amor.
- Margarida - É a flor das crianças, serve para alcamá-las e torná-las dóceis. É utilizada também como chá para engravidar e pode ser misturada com qualquer outro tipo de chá.
- Orquídea - É a flor da espiritualidade. Usada na magia das tribos à séculos, para elevação do magos.
- Rosa Cor de Rosa - Está associada ao amor, é também a flor das mulheres virgens. Utilizada em chá, provoca bons sonhos. E favorece projetos de namoro e casamento.
- Rosa Branca - Para os Ciganos Calóns, é a flor do sentimento tranquilo, do casamento, da paz e do amor profundo.
- Rosa Vermelha - Serve para revitalizar a pessoa e torná-la cheia de energia. Quando usada em chás, e aplicadas nos cabelos, atrai o amor.
- Violeta - Símbolo da modéstia, da ternura, favorece a interiorização. Ajuda-nos a cumprir nossa missão de vida. A Branca, proporciona a paz. A rosa, aumentam os afetos. A azul, favorece a inteligência. A roxa, favorece a elevação espiritual.
- Dama da Noite - Atrai grandes amores. É usada no caldeirão para a magia do amor eterno.
- Flor de Lis - Flor do mistério e da realeza divina. É também a representação da Santíssima Trindade. Símbolo da mensagem e do amor divino.
(*Obs. Caso queira saber de alguma flor que não está relacionada aqui, deixe um comentário para que eu possa incluí-la. Beijos de flores!)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mapa Cigano

Há alguns anos, desenvolvi o Mapa Cigano. um mapa que traz informações e orientações para nossa vida à partir da sabedoria cigana, principalmente quanto ao uso dos cristais necessários para o nosso equilíbrio cósmico. E ainda, através do tarô, qual seu arcano pessoal e missão de vida. Horósocpo cigano com significados, características, planeta regente, metal regente, perfume indicado, pedras, dia de sorte, cores, lua e cigano protetor de todos aqueles regidos pelo signo. E de acordo com as necessidades, indico um banho de sorte, uma oração cigana e mensagens do baralho cigano para presente e futuro.
Um mapa rico em cultura e alegria cigana.
Para solicitar seu mapa, mande um comentário ou mande um e-mail através link "contato", para receber as orientações.
Luz de ouro! Sorte e Saúde! Flores de Lis

domingo, 25 de abril de 2010

Chá Cigano de maçã com guaraná

Ingredientes:
3 saquinhos de Chá Preto
2 saquinhos de Chá de Maçã
1 guaraná frisante 600ml
Gelo à gosto
Algumas gotas de suco de limão (opcional)

Modo de preparo:
Coloque os saquinhos dentro de um recipiente com 1/2 litro de água fervente, deixando em infusão por 5 minutos, obtendo assim uma solução bastante concentrada. Coloque o gelo em uma garrafa térmica ou jarra, despejando a seguir a solução do chá morno e a guaraná. Deixe o gelo derreter e adoce a gosto (se necessário). Esta é uma maneira rápida e prática de se obter um chá gelado de pleno aroma e sabor.

A Cultura Cigana

É interessante nos aproximar da cultura cigana através da dança e da música. Os signos demonstram o ritmo da vida na magia da dança cigana. O espírito cigano está no interior de qualquer mulher que souber buscá-lo. A dança cigana é sedutora e se transforma em um sedutor convite a todos os gadjôs (não ciganos) que queiram desperta seu fogo interior. Com olhos profundos numa expressão de luz, palmas, imaginando uma jornada no tempo. Como uma dança espiral, perfeitamente balanceada coim elementos flamencos. Entre o sagrado e o secular, fazendo da cultura cigana uma grande festa, para os ciganos e gadjôs, esperando do futuro, a união de todos os povos.

A Origem dos Ciganos

Um grande rio corta a região Noroeste da Índia, onde fica, hoje, o Paquistão. Seu nome é Indus e das suas margens partiu, expulsos por invasores árabes há quase 03 mil anos, um povo amante da música, das cores alegres e da magia. Esta, pelo menos, é uma explicação dos estudiosos para a origem dos Ciganos (existem muitas outras explicações). E o que fundamenta essa afirmação, é a grande semelhança do Romanês (ou Romani - idioma falado pelos ciganos) com o Sânscrito (o idioma clássico indiano). O que não se sabe ainda ainda, é se esses eternos viajantes pertencem a uma casta inferior dentro da hierarquia indiana (os pairas), ou se eram orgulhosos Raiputs (uma casta aristocrática e militar). Independete de qual fosse seu status, a partir do êxido do Oriente, so Ciganos se dedicaram com exclusividade de cavalos, saltimbancos, comerciantes e praticantes das artes divinatórias. Por onde passaram, ganharam fama de que tinham horror à agricultura. Viajavam sempre em grandes carroções coloridos e criaram nomes poéticos para si próprios, como por exemplo: Filhos das Estrelas, Irmãos das Águas, Viajantes do Vento e Povos das Estradas, entre outros.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A arte da dança cigana

" A arte da dança cigana está na alma do ser.
Expressa luz, amor e alegria.
Vamos viver e viver.
Amar e crescer,
a cada dia sentiremos o amor pela vida,
e em nossa alma o mais puro desejo de sermos amados,
pelos Deuses dos Deuses."

A cigana e a lua

Os ciganos são muito ligados à natureza. O sol e a lua fazem parte dos seus constumes assim como o contato com a terra e a chuva. Confira cada fase em sua beleza:
- Lua Minguante - A mulher cigana aproveita para planejar seu ciclo de beleza, não se deve mexer no corpo. Nesse período, deve-se consertar as roupas, limpas os sapatos, pregar botões... Beber bastante água.
- Lua Nova - Momento de renovação, corte de cabelo, tratamento de pele e unhas. Nesse período, usar jóia prateada e tomar chá de ervas adoçado com mel.
- Lua Crescente - Projetos de amor devem ser iniciados. Começar a preparar a beleza interior para explodir em toda sua beleza. Acender uma vela vermelha todas as noites. Beber suco de frutas e comer verduras e legumes.
- Lua Cheia - O período deve ser aproveitado ao máximo para irradiar sua beleza, dançando, visitando, viajando e indo à festas. Para manter o pique durante o período, molhe um lenço vermelho no chá de camomila e aplique no rosto, deixe até esfriar e faça isso todas as noites. Beba champanhe e vinho branco levemente gelado.
Com certeza se tornará ainda mais bela.

Banhos de Sorte


Banhos de sorte são direcionados ao nosso bem estar e à atração da sorte para nossa vida. Realize sempre que sentir necessidade, de preferência no dia indicado conforme seu signo. Ferva 01 litro de água, adicione os ingredientes, abafe por uns 05 min e adicione mais 05 litros de água. Se banhe do pescoço para baixo mentalizando toda sorte que deseja para sua vida. Consulte seu signo e Boa Sorte!
- Áries - quarta-feira, 07 cravos da índia (sem a bolinha de pimenta), 07 pétalas de rosa vermelha e 01 colher de açúcar cristal.
- Touro - quinta-feira, manjericão seco e 01 colher açúcar mascavo.
- Câncer - sábado, pétalas de rosa branca, erva doce, flor de colônia e 01 colher de açúcar cristal.
- Leão - domingo, semente de girassol, dandara da costa ralada e 01 colher de açúcar cristal.
- Virgem - quinta-feira, aniz estrelado, trigo de kibe, macassá, cravo da índia e 01 colher de açúcar cristal.
- Libra - quarta-feira, pétalas de rosa branca seca, 06 cravso da índia (com a bolinha de pimenta) e 01 colher de açúcar mascavo.
- Escorpião - sexta-feira, folha de eucalipto e 01 colher de açúcar cristal.
- Gêmeos - sexta-feira, pétalas de 03 rosas brancas e 01 colher de açúcar cristal.
- Sagitário - terça-feira, cânfora, pétalas de rosa branca e 01 colher de açúcar cristal.
- Capricórnio - segunda-feira, casca de maçã fresca, canela em pau e erva doce.
- Aquário - quarta-feira, flor de violeta lilás, aniz estrelado e 01 colher de açúcar cristal.
- Peixes - terça-feira, capim limão, casaca de maçã fresca, 02 cravos da índia, canela em pau e 01 colher de açúcar cristal.

Aliados Mágicos


Que os raios partam os obstáculos
E iluminem teu caminho
Não tenha medo dos temporais
Que a enchente que hoje passa
Leve tudo que um dia poderia te atrapalhar
Largue o que o destino quiser te tirar
Que o fogo que incendeia a floresta
Deixe uma clareira onde um dia você possa morar
Confie que um poder maior sempre irá te guiar.

(Victtoria Rossini)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A verdadeira arte de viajar

"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"
(Mário Quintana)

Momento cigano

A minha proposta, hoje, é transportá-lo para um mundo de encantos. Uma viagem capaz de proporcionar sensações, emoções e descobertas. Relaxe e deixe os sentimentos aflorarem... Imagine-se hoje, num acampamento cigano...

"A fogueira está acesa, a música, a dança, são alegrias nos invadindo. Um tapete grande e colorido é a nossa mesa: em cima dela estão o vinho, o pão, os assados, as comidas, as frutas e os doces que são servidos à vontade.
As ciganas são mulheres de cabelos longos cor de azeviche, derramados pelas costas. As roupas possuem cores vivas. Os pés descalços parecem lhe permitir saborear o contato com o solo.
Os ciganos são vigorosos, com grande sensibilidade e desejo de liberdade total. Seriam capazes de penetrar céu a dentro, deleitar-se com as estrelas à noite. Os ciganos são nômades, sonho de todos os homens num período da vida.
As fogueiras, lançando ao alto, suas chispas, espalha uma luz alaranjada que nos faz dançar à sombra dos que reunem em torno dela.
O dia já está para trás, as sortes já foram lidas. Os ciganos tocam seus violinos, violões, acordeões e pandeiros. Penetram a noitte a tocar.
À medida que o fogo vai escmorecendo, exprime os sonhos, e no som das cordas que morrem com a última fagulha da fogueira, todos se recolhem, para erguerem-se novamente, com os primeiro raios de sol...
(Autor desconhecido)

Agora feche os olhos e visualize esse cenário, será possível ver e sentir a música, a natureza...
Um acampamento cigano é assim, encanto e magia.
Luz de Ouro! Sorte e Saúde!

Ser Cigano

Ser cigano, é respeitar a liberdade, a natureza e acima de tudo, a vida.
É viver e deixar viver.
É ter a lucidez de saber esperar, e não esgotar todos os recursos.
É preferir morrer com honra do que desonrado.
É ter como tema, ser feliz!
É agradecer as pequeninas coisas da vida.
É dignificar os mais velhos.
É glorificar as crianças.
É respeitar os povos e as coisas que se desconhece.
É nunca contestar a justiça divina.
É acima de tudo amar e respeitar Deus e seu filho Jesus Cristo, nosso grande mensageiro.
(Autor desconhecido)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semeador de estrelas

Recebi essas imagens por e-mail, lindas! Para apreciar e refletir.
O Semeador de Estrelas é uma estátua localizada em Kaunas, Lituânia.
Durante o dia passa despercebida.

Mas, quando a noite chega, a estátua justifica seu nome...

Que possamos ver sempre além daquilo que está diante de nossos olhos, hoje e sempre!

Destino

"Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra de árvores alheias"

(Fernando Pessoa)

sábado, 17 de abril de 2010

Essa Cigana...

Essa Cigana...

Ah!... Essa cigana festeira e alegre
Que caminha pelas ruas buscando
Em cada rosto um irmão, um amigo...
Mora comigo,
Faz do meu pranto comédia
E sorri da minha dor
Dança, canta, esquecida do amanhã,
Porque sabe que o hoje é vida,
E todas as misérias da vida,
precisam ser esquecidas...
Irreverente e dócil...
Ama e se entrega enfurecida ao amor!
Um que de místico mora em seus olhos,
Um que de sombrio acompanha seus
passos...
Tantas vezes morreu e tantas voltou...
Insiste em ser feliz, viver!
Traz um cigano sonhado no peito
Louco... fanático de amor...
A noite percorre todos os recantos dos sonhos,
Traz uma fogueira acesa, enormes labaredas
De fogo em todo seu ser...
Quem entende essa mulher, que vive
Lembrando sua infância, sendo na alma
Uma criança?...
Trazendo na retina uma
Lágrima brilhante de quem vai chorar ...
E de um salto se põe a dançar
Feliz como uma mariposa
Na luz da fogueira...rosto
Encandecente, apaixonado,
Louca de amor por tudo que a cerca,
Triste e alegre, mistura tudo velozmente!
Quero entendê-la, não encontro respostas...
Acho que nunca alguém a entendeu...
Ela mora em minha alma...
Essa cigana sou eu!

(Marilena Trujillo)