sábado, 30 de abril de 2011

Altar Cigano

O altar Cigano é um canalizador de energia. Dois símbolos são fundamentais no altar: o Sol, a força masculina e a Lua, a força feminina. Tradicionalmente esses símbolos eram usados pelos antigos ciganos. Atualmente, aqui no Brasil, esses símbolos foram substituídos pelas estatuetas ou bonecas ciganas. Quase sempre tem a imagem de Sta Sara (o que não é obrigatório). A Santa Sara é morena, e não loira como mostram algumas gravuras e estátuas. Na Espanha ao invés de usarem Sta Sara no altar, eles usam a Virgem de Triana, que é considerada também como protetora dos ciganos. Para montar seu altar, sinta sua intuição e coloque os objetos de acordo com suas necessidades.

Escolha o melhor local em sua casa, e siga algumas dicas que considero fundamentais para construção de um altar:

- A toalha a ser utilizada no altar pode ser da cor de sua preferência. Os Kalons usam a toalha amarela ou estampada para prosperidade, já os Kalderasch usam o vermelho e dourado para espantar o mal olhado. Eu utilizo lilás, roxo e dourado para transmutação das energias.

- Deve ser colocada uma taça (de vidro) com água, para representar a purificação.

- Um quartzo transparente e uma ametista para limpeza e transmutação.

- Existem também quatro frutas que são colocadas no altar: a pêra que simboliza a força masculina, o trabalho da casa e a saúde, a maçã que simboliza a força feminina, representa o amor e a sabedoria da casa, a uva que simboliza o dinheiro e a prosperidade (a uva não deve ser verde), e a romã que representa a espiritualidade, a saúde e o amor. E sempre que colocar frutas no seu altar, peça aquilo que deseja, deixando-as energizadas. Deixe no altar por um ou dois dias, depois disso, a fruta pode ser comida, caso estrague, coloque-a nos pés de uma árvore.

- Violeta, essa é a flor do altar cigano. O vasinho deve ser, se possível, de cobre e no meio da terra deve conter um pedacinho de carvão e uma moeda de cobre ou bronze para trazer proteção. Dê preferência às violetas da cor violeta. Toque-as todos os dias.

- Existem dois tipos de velas padrões para o altar, a vermelha e a amarela que deve representar os antepassados ciganos. a vela para fazer pedidos é a laranja e a vela de agradecimento é azul clara.

- Devem ser colocadas 07 moedas de cobre ou bronze representando os sete clãs ciganos (falarei sobre eles em outro post).

- Dois punhais ou adagas, colocados de formas invertidas, um para dentro e outro para fora, para dentro para atrair energias positivas e para fora representando a proteção. Dica: em caso de brigas dentro do lar, peque o punhal voltado para fora e passe em todos os cômodos, depois devolva-o no altar.

- As imagens devem ser ciganas, ou de Sta Sara ou até mesmo bonecas ciganas.

- E para finalizar, o incenso, o elemento ar, para purificar o ambiente.


Toda as vezes que quiser sentir a energia do altar, esfregue as duas mãos, abra-as sobre o altar e sinta a energia, depois passe as mãos em torno do seu corpo e sobre sua cabeça, concentre-se e peça proteção e boas energias.

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

Nesse período de renascimento, desejo a todos uma vida cheia de paz, saúde, esperança, alegrias e muita prosperidade! Que a egrégora cigana os envolvam em véus de proteção e aconchego... Que Santa Sara os abençõem e os renovem... E que Deus os iluminem!

Feliz Páscoa!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Páscoa Cigana

A Páscoa para os Ciganos é um período de renovação. A transmutação para uma nova fase que se inicia.

Durante a semana Santa, os Ciganos seguem com seus afazeres normalmente, reservando-se apenas na Sexta-feira Santa, onde se reservam e se dedicam às orações, que são feitas 03 vezes durante esse dia, de manhã, a tarde e a noite.

No sábado, conhecido como sábado de Aleluia, são feitos os rituais de purificação, utilizanado-se de fogo, banho de ervas e água (de preferência de lago, cachoeira ou mar). Essa é a preparação do corpo para receber a energia do domingo. assim que o sol raiar. A Páscoa é um momento de renovação, reflexão e desejo de uma vida melhor.

Aproveite esse período, se energize, seja feliz!

domingo, 17 de abril de 2011

Música: CZARDAS Um clássico da música cigana

Para alegrar o dia e nos encher de energia, apresento hoje um clássico da música cigana! Apresentado por Bruce Wayne e Banda Carioca no Golden Room do Copacabana Palace.




Um lindo domingo!


Optchá!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ame...


Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba;

Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona;

Não ame por dinheiro, porque um dia ele também acaba... Ame... apenas...

Pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.

(Madre Tereza de Calcutá)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Internacional dos Ciganos

Os Ciganos possuem uma data especial, 08 de abril, um dia só deles, o Dia Internacional dos Ciganos. A data foi oficializada em 1971, no Congresso Mundial de Ciganos em Londres, com aprovação da maioria das associações de comunidades ciganas, divulgando assim, a sua cultura.
São muitas histórias e muitas lendas sobre sua origem, e apesar de todo sofrimento que esse povo já sofreu (em alguns lugares ainda sofre), devemos todo respeito e admiração por essa força que os acompanha até os dias de hoje.

Da cultura cigana, nós gadjôs (não ciganos), devemos absorver e aprender cada ensinamento, cada lição de vida de quem realmente sabe o que é viver. O respeito e a igualdade em primeiro lugar sempre.

Agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer uma cultura tão rica que só me faz crescer a cada dia.

De pé, aplaudo!

Parabéns Ciganos do mundo!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Apenas uma frase...


Nenhum homem é rico o bastante para comprar seu passado, nem tão pobre que precise vender seu futuro.

(Antonio Goulart)

sábado, 2 de abril de 2011

02 de Abril - Meu Aniversário!

Mais um ano...

São tantas histórias e tantas que ainda estão por vir... Realmente nossa vida é como um livro, e hoje mais uma página é virada.

Só tenho a agradecer a Deus por tudo que já se passou, no meio de algumas dores, o aprendizado e no meio de tantas alegrias, a saudade. E hoje com o astral renovado inicio mais uma jornada!

Agradeço também todo carinho daqueles que passam por aqui. Tenho conhecido pessoas maravilhosas que engrandecem ainda mais a minha vida!

E para ilustrar esse dia, um toque cigano, claro!!!!!!!! rsrs... Recebido de um amigo cigano.


Optchá!!!! Que Sta Sara abençõe a todos!