domingo, 18 de maio de 2014

Especial 1 - Semana Sta Sara Kali: O começo...



Especial Sta Sara Kali


Nesse mês de maio, dia 24, comemoramos o dia de Sta Sara Kali, Santa protetora do povo cigano, da fertilidade, dos angustiados e dos desesperados. 

(Imagem: Autor desconhecido)

Começo hoje uma semana inteira de posts especiais sobre Sta Sara e conto com a participação de todos vocês que passam por aqui. 
Serão 7 posts exclusivos e cheios de magia. Espero que gostem!

Um pouquinhos de uma de suas histórias:

Sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer. Depois de muitos dias, o barco foi resgatado por moradores de uma vila próxima aos arredores da costa marítima. Todos, por serem brancos, foram acolhidos, exceto Sara, por ser escrava (egípcia) e negra. Um grupo de ciganos a fez, pois estavam nas proximidades e presenciaram o fato. Sendo assim, passaram a cuidar de Sara, que, com sua morte, posteriormente, os mesmos passaram a recorrer com pedidos à mesma, por ter sido uma pessoa querida em vida, e esta, os atendeu em espírito, realizando milagres. A partir disso, Sara se tornou Mãe e Rainha dos Ciganos, honrando-os e protegendo-os. 

O surgimento de sua capela - foi criada após a sua morte. Quando veio à falecer, os Ciganos foram até a igreja da vila pedindo que seu funeral se realizasse na mesma. Devido ao preconceito, os católicos da época recusaram. A partir de então, foi feito uma espécie de gruta/igreja para Sara, visitada até os dias de hoje. 

Para saber mais sobre toda história de Sta Sara, leia nossa página aqui.

Abrimos essa semana com nossos pensamentos elevados ao Universo, agradecendo nossas conquistas, a proteção que temos recebido durante todos esses dias, a magia que a natureza nos fornece e pelos ensinamentos que a cultura cigana nos traz. E agradecendo, principalmente, a Sta Sara Kali, por toda energia de fé que nos concede em nossa caminhada. Que assim seja!

Se quiser participar dessa semana especial aqui no blog ou em nossa página no Facebook, escreva aqui seus agradecimentos. Vamos primeiramente agradecer, para no último dia, fazermos nossos pedidos para os próximos dias que seguem...

Amanhã tem mais!
Uma excelente semana a todos nós!

Um comentário:

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!